quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tajine de Frango, limão e Azeitonas Verdes




Olá a todos, muito boa tarde :)
Um destes dias a minha amiga Fernanda, trouxe esta Tajine para experimentarmos uma receita Marroquina
em minha casa . Sob o pretexto de lhe dar umas luzes de como decorar um bolo, acabámos por jantar todos e termos uma tarde e serão muito agradáveis. 

A receita foi retirada do site do Sabor Intenso e devo dizer-vos que ficou muito, mas muito boa , super aromática e saborosa.

Ingredientes :

2 Frango partido aos pedaços e sem pele
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado (usei em pó)
1/2 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de sobremesa de paprica
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola bem picada
Coentros picados qb
2 caldos de galinha
1 limão (sumo do limão e a casca cortada em tirinhas (sem a parte branca)
Azeitonas verdes sem caroço qb

Preparação : 

   Fazer uma marinada para o frango com a canela, o gengibre, o açafrão , a paprika, os alhos, o sal e a pimenta e deixar marinar por cerca de 2 horas. Não deixei ... Fizemos a mistura passamos bem o frango pela mistura e marinou apenas o tempo que demorámos a picar a cebola para o refogado e a casca do limão em tirinhas finas.
   Aqui começa a aventura... é que a Tagine não funciona na minha placa ... E agora... Olhámos uma para a outra e vai daí lembrei-me da minha Wok ... Até porque a quantidade era bastante ... Fizemos então o frango na Wok mas ... Com a tampa da Tajine !!! Sim, que isto uma mulher não se atrapalha , não é verdade????
    Bom, Picámos então a cebola, cortámos o limão ás tiras finas e  colocámos na Wok com 2 colheres de sopa de óleo. Quando a cebola ficou translúcida juntámos o frango e respectivos condimentos da marinada, os caldos de galinha, e deixámos cozinhar cerca de 20 minutos, passado esse tempo mexemos e juntámos as azeitonas, os coentros e o sumo de limão. Tapámos e deixámos cozinhar por mais cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando.
   Quando servimos, colocámos então na base da Tajine e levámos assim à mesa. De entrada servi doce de abóbora com requeijão com tostas e acompanhámos o frango com uma salada e arroz branco.



Devo dizer-vos que fica excepcional! Mesmo ... A mistura de temperos fica sensacional ! Provem, aliás  façam pois vale a pena !




Vou aproveitar para divulgar mais um Blog : As receitas da B.V. que está a lançar um desafio também! Passem por lá e espreitem as sugestões e as coisinhas boas :) e passem também no outro Blog dela : Baú das Tralhas. Vamos lá dar uma ajuda ;)



PS : Não se esqueçam da minha mana e do desfio do blog dela : xandaspot.blogspot.pt 


Beijinhos doces e tenham uma feliz Quarta-feira! 

8 comentários:

  1. As Tahine são peças lindissimas mas a verdade é que não funcionam nas vitrocerâmicas, uma pena. Mas a receita pode ser seguida utilizando um tacho normal, fica bom na mesma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ficou boa mesmo na Wok. Na de Vitrocerâmica funciona... na de indução é que não .. :(
      Mas ficou excelente!
      :)

      Eliminar
  2. Cris... este mundo da blogosfera é realmente fascinante lá esta uma coisa que eu desconhecia, mas pelo aspecto do jantar minha querida vou andar ja á procura de uma coisinha dessas e de receitas tb... excelente!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida! Eu vi no IKEA, e é uma peça muito bonita e com certeza fará cozinhados muito saborosos. Não comprei pois achei um absurdo de preço... E aqui para nós penso o mesmo que a Ondina, conseguimos o mesmo numa panela ou numa Wok e sai mais em conta :P
    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  4. Realmente essas peças são lindas!!!
    E devem fazer um sucesso em cima de uma mesa de refeição :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Olá Cris:)

    Ficou um franguinho muito interessante. A mistura de temperos deve ser deliciosa:)
    A tajine é uma peça linda! Até dá para enfeitar:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que boa sugestão!
    Há tanto tempo que ando a nomorar essa tagine do IKEA
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, nunca tinha visto essa panela tagine. É muito interessante :) E essa receita marroquina deve ter ficado uma delicia, adoro comida assim :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !